Skip to main content
ArtigosTurismo

189 ANOS EMANCIPAÇÃO DE CABRÁLIA: A IMPORTÂNCIA DO TURISMO CULTURAL

By 16 de julho de 2022setembro 6th, 2022No Comments
Emancipação politica Cabrália turismo

Cada tema é estudado e levado a vocês com muito carinho! Essa edição é ainda mais especial por ser uma homenagem aos 189 anos da emancipação política de Santa Cruz Cabrália!

Chegamos à sétima edição do Jornal Cabrália Brilha, é uma honra compartilhar conteúdos sobre turismo de forma leve e informativa.

Para chegarmos até aqui, muita coisa aconteceu e estamos vivendo juntos mais um capítulo da história de nossa cidade. 

Na ocasião, não poderia deixar de destacar a importância do turismo cultural para os destinos, uma vez que esse segmento proporciona a oportunidade de compreender melhor elementos que fazem parte da história e tradições de uma comunidade, identificar as referências arquitetônicas através de um detalhe em comum de casarios de um centro histórico, bem como a relevância dos museus e dos objetos que  ali estão resguardados, por exemplo.

Um exemplo é o Museu Aberto do Descobrimento – MADE, um museu a céu aberto criado em 1996 que compreende os municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Prado, locais que figuram a primeira descrição geográfica do Brasil, feita por Pero Vaz Caminha. 

O turismo cultural não só estimula os países e as regiões a protegerem as culturas das suas comunidades, como também desempenha um papel fundamental na reabilitação, autonomia das identidades locais e culturais, contribuindo para a sua difusão. Pode ser também um estímulo para revalorizar, reafirmar e recuperar os elementos culturais que caracterizam os locais históricos diante o mundo globalizado que vivemos.

A nível mundial temos  Japão, Grécia, Egito, Peru  e Turquia, por exemplo,  como  destinos de extrema importância para quem se interessa pelos processos civilizatórios ao longo da história como um todo. Já no Brasil, locais como Salvador-BA. Petrópolis-RJ, Tiradentes-MG, Porto Seguro-BA, Olinda-PE são referência para o segmento e atrai milhares de visitantes ao longo do ano.

Em Cabrália, temos no centro da cidade, desde meados da rua Campos Tourinho, passando pelo Cais, seguindo a escadaria e chegando à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma rota indispensável para quem faz questão de experienciar e levar na memória aspectos que nos aproxima de tudo que nos faz entender o porquê de Santa Cruz Cabrália ser uma referência quando falamos do período da chegada dos portugueses por aqui.

Por fim, devo ressaltar também a importância da atenção de estudos e pesquisas que auxiliem os gestores públicos e privados na formulação de políticas públicas e na formatação de roteiros culturais criativos, que atendam às novas tendências do mercado turístico. 

Luz e paz á tod@s!

Juliana Rosa – Turismóloga e fundadora do @curtacabralia

 

Leave a Reply

WhatsApp