Skip to main content
Crônicas

Na esquina do cais por Cláudio Xêpa

By 12 de abril de 2024No Comments

As mulheres marisqueiras e pescadoras são os pilares das comunidades de pescadores, contribuindo ativamente para o funcionamento da cadeia produtiva da pesca, mas precisam de muito mais reconhecimento e apoio para enfrentamento dos obstáculos. A luta diária delas revelam que são heroínas invisíveis e precisam urgentemente de um olhar mais atento para os seus direitos.

Ao falarmos disso, lidamos com várias questões, mas merece destaque a necessidade de políticas públicas para a promoção da igualdade de gênero e justiça social, garantindo acesso a recursos e serviços voltados especificamente para as demandas da mulher pescadora, bem como programas de capacitação e educação.

Muitas famílias da nossa comunidade pesqueira são sustentadas com o trabalhado de mulheres marisqueiras, que garantem a rendafamiliar e a subsistência alimentar das suas famílias através do trabalho da pesca. E tantas outras precisam do trabalho feminino para fazer mover a locomotiva das atividades da pesca na nossa cidade.

Hoje, já notamos que em muitos locais elas jáperceberam a força que possuem e se organizam em coletivos e associações para fortalecer sua voz e lutar por seus direitos. O que é necessário! Afinal, não há mais tempo a esperar.

Diante disso, quero hoje destacar a participação da nossa amiga Luena Maria, presidente da Associação de Pescadores Pataxós de Coroa Vermelha – APIP, e que foi premiada no evento nacional “Mulheres das Águas”, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, ocorrido em Brasília. Luena, além de representar todas as mulheres pescadoras indígenas do nosso país, especialmente do extremo sul da Bahia, discursou e reforçou essa luta das mulheres pescadores, recebendo a homenagem honrosa das mãos do nosso Presidente Lula. 

Parabéns, Luena! Parabéns a todas as mulheres pescadores e marisqueiras da nossa comunidade! Com muita resiliência e força, vocês fazem a diferença na cadeia produtiva da pesca. 

Até a nossa próxima conversa na esquina docais…

Leave a Reply

WhatsApp